Notícias

Minas Gerais fica em primeiro lugar no ranking nacional do Enem

IMG 1780 (1)

Minas Gerais ficou em primeiro lugar no ranking nacional do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É terceiro ano consecutivo que  o estado conquistou a maior média por escola, alcançando 561 pontos em 2022. Essa pontuação leva em conta as provas objetivas e de redação.

Os dados fazem parte da pesquisa “Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem”, realizada pela startup de tecnologia educacional AIO Educação. O levantamento também apontou as unidades escolares da rede estadual de ensino mineira que figuram entre as maiores notas entre as escolas públicas do país que não realizam prova de admissão.

Os dados utilizados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e constam na publicação da AIO Educação, pesquisa de autoria de Paulo Vivas, Murilo Vasconcelos e Mateus Prado Henfil. Há três anos os dados de desempenho do Enem, por escola, não são divulgados oficialmente pelo Inep.

Os pesquisadores constaram que a região Sudeste detém a maior quantidade de instituições com bom desempenho no Enem. Notavelmente, desde 2020, Minas Gerais tem demonstrado um progresso significativo, sobretudo nos resultados da rede pública.

Confira o ranking dos estados

content destaque no ranking aio mat 02

Escola de Ipatinga é destaque

Entre as escolas públicas de Minas Gerais que não realizam provas de admissão, a de maior destaque está em Ipatinga, no Vale do Aço. A Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes obteve média de 817 na redação e 625 geral.  Essa nota é maior que muita escola particular.

A segunda melhor escola pública mineira (que não realiza prova de admissão) em média do Enem 2022 é a Escola Estadual Terezinha Pereira, de Dores do Turvo, pertencente à Superintendência Regional de Ensino de Ubá. Em terceiro lugar ficou a Escola Estadual Doutor José Augusto, de Entre Folhas, pertencente à Superintendência Regional de Ensino de Caratinga.

 

Compartilhe