A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) emitiu um alerta para uma onda de calor que atingirá o estado entre os dias 12 e 15 de março. Isso porque, no período, as temperaturas podem ultrapassar os 38°C. A população deve estar atenta a sintomas como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, cansaço e dificuldade para respirar.
O superintendente de Gestão de Desastres da Defesa Civil, Major Luís Antônio e Silva, recomenda medidas de prevenção como hidratação frequente, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, uso de protetor solar e vestimentas leves. Além disso, sugere-se manter os ambientes arejados e umidificados, abrindo janelas ou utilizando umidificadores e recipientes com água.
Conforme o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a onda de calor aumentará as temperaturas máximas em até 5°C em várias regiões.
Expectativas incluem máximas acima de 38°C no Triângulo, Norte, Jequitinhonha e sudoeste; entre 36°C e 38°C no Alto Paranaíba, sul da Central Mineira, Oeste, Sul, Campo das Vertentes e sul da Zona da Mata; e entre 33°C e 36°C no Noroeste, centro/norte da Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, centro/norte da Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Jequitinhonha e Norte de Minas.
Dicas para evitar a desidratação
- Beba bastante água regularmente, mesmo se não sentir sede.
- Use roupas leves, de cores claras e que permitam a transpiração.
- Evite atividades físicas intensas e exposição direta ao sol entre 10h e 16h.
- Mantenha os ambientes de sua casa ou trabalho arejados e umidificados.
- Fique atento aos sinais de desidratação, como boca seca, tonturas e cansaço.