PBH imunizou 236 mil cães e gatos contra a raiva na campanha realizada no último sábado
Tutores de cães e gatos podem levar os animais de estimação para serem vacinados contra a raiva durante esta semana. O Dia D aconteceu no último sábado (23/9), mas a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decidiu seguir com a imunização em alguns postos da capital.
Os endereços e horários podem ser verificados no portal da PBH. No sábado, foram vacinados aproximadamente 236 mil animais durante a campanha antirrábica. Foram imunizados cerca de 194 mil cães e 41 mil gatos nos 300 pontos disponibilizados na capital.
A vacinação é uma estratégia fundamental para manter os pets imunizados contra a doença, além de proteger a população.
Vale reforçar que, durante todo o ano, a vacina pode ser encontrada nos cinco Centros de Esterilização de Cães e Gatos (CECG) e no Centro de Controle de Zoonoses.
De acordo com o último censo animal, realizado em 2022, há em Belo Horizonte cerca de 479 mil cães e gatos domiciliados, sendo 351 mil cães e, aproximadamente, 128 mil gatos. “A vacina deve ser atualizada todos os anos. Ao cuidar do animal de estimação, a pessoa está cuidando também de sua família. A raiva é uma doença que pode acometer os animais e também os seres humanos”, reforçou o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.
Leia também: Ajude na escolha dos nomes dos novos cães da Polícia Civil de Minas Gerais
Pré-campanha
Este ano, a Prefeitura contou com parcerias de dois shoppings da capital para ampliar o acesso dos tutores à vacina. Nos meses de agosto e setembro foram aplicadas 1.230 doses nos dois locais.