Mulheres vítimas de violência doméstica e familiar poderão acionar em breve a Cabine Lilás do Centro Integrado de Operações (COP) em situações de emergência por um aplicativo criado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O aplicativo garante o envio imediato de uma viatura da Guarda Civil Municipal.
O aplicativo está em fase de testes pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção; Segundo a PBH, o aplicativo batizado de EbodyGuard foi instalado nos celulares de 80 pessoas assistidas pelo Proteja Mulher, do Grupamento Especializado de Proteção à Mulher da Guarda.
Telefone 153
O funcionamento da assistência remota pela Cabine Lilás funciona é 24 horas na Sala de Controle Integrado do COP. Neste centro atuam agentes capacitadas para prestar atendimento acolhedor a mulheres e meninas em situação de violência. Além das chamadas do aplicativo EbodyGuard, a cabine concentra os acionamentos pelo telefone 153 e o Botão de Importunação Sexual (integrado ao APP PBH).
“Quando a Cabine Lilás é acionada, a Guarda Municipal tem acesso às informações do cartão de segurança previamente preenchido pela assistida no Proteja Mulher no momento da instalação do aplicativo EbodyGuard. São dados como possível existência de medida protetiva de urgência, doenças preexistentes que carecem atenção no momento do atendimento do chamado, características da pessoa acusada de agressão, de veículos e até a existência de animais domésticos na residência da atendida”, informou a PBH.
Localização das mulheres
A Cabine Lilás tem recursos que mostra a localização das mulheres assistidas e recebe áudio ambiente em tempo real quando o APP é utilizado. Mesmo que a vítima não consiga concluir a chamada de emergência, a agente da Guarda terá subsídios para designar o atendimento por uma viatura.
“Além do dispositivo de acionamento de emergência, o aplicativo permite que as assistidas armazenem evidências que podem ser usadas como provas em processos judiciais”, concluiu a PBH.
Foto: Bruno Nogueira/PBH


