Economia

Envelhecendo como vinho

VB ED279 Maio 24 envelhecendo como vinho

Importadora trabalha com cerca de 1000 rótulos de mais de 100 vinícolas

Fotos:Divulgação

 

Distribuidora Premium, comandada por Orlando Rodrigues e seus filhos Augusto e Arthur, comemora 25 anos com concerto especial, feiras de vinhos e expectativa de crescimento

 

         Foi a paixão por vinhos e o desejo de explorar um nicho praticamente inédito no país, a importação de produtos da Nova Zelândia, que levaram Orlando Rodrigues e Rodrigo Fonseca, que foi seu sócio até 2019, a fundarem a distribuidora Premium há 25 anos atrás. Formado em administração pela UFMG e tendo feito carreira no setor da construção, Orlando se provou vitorioso também no setor de importação.

          “Era uma ideia bem ousada, até algo meio maluco, porque ninguém trazia vinhos da Nova Zelândia. Porém, também foi uma estratégia que nos garantiu bastante visibilidade e nos destacou no mercado. Se tivéssemos começado trazendo vinhos do Chile, da França ou da Argentina seríamos somente mais uma empresa. Esse diferencial rapidamente nos tornou conhecidos no país e facilitou nossa entrada em vários locais”, recorda Orlando.

           Com o tempo, a empresa foi agregando vinhos de outras nacionalidades e hoje reúne em seu portfólio cerca de 1000 rótulos oriundos de mais de 100 vinícolas de diversos países – como Uruguai, Itália, Portugal, Espanha e Alemanha. O aumento na quantidade, entretanto, não significou diminuição no padrão da empresa. Isso porque a Premium segue a política de priorizar pequenos produtores com foco em vinhos de qualidade.

VB ED279 Maio 24 2 envelhecendo como vinho
Concerto na sede da empresa marcou comemoração dos 25 anos

          “Esse é um dos nossos principais diferenciais, a curadoria fina e a preocupação com o terroir de cada vinho. Queremos produtos que traduzam o solo, o clima e a cultura de cada local. Há regiões nas quais os produtores passaram a tradição de geração para geração, são séculos produzindo vinhos e acumulando aquele know how. Uma vez alguém brincou que na Premium você pode pegar qualquer garrafa, sem ver qual é, que será um rótulo de qualidade”, relembra.

           Além do cuidado na escolha dos produtos, que é o aspecto mais visível para os clientes, Orlando destaca que também sempre se preocupou com “o interior da casa”, valorizando pontos como sustentabilidade, responsabilidade fiscal e valorização da equipe.

          “Temos três depósitos climatizados, dois em Belo Horizonte e um em São Paulo, e temos um gasto alto de energia. Para contornar isso, geramos energia solar e conseguimos cobrir boa parte do que consumimos. Temos também um programa de reciclagem desde a época em que isso nem era obrigatório e somos a única importadora de vinhos do Brasil reconhecida pela Receita Federal com o certificado de Operador Econômico Autorizado (OEA). Isso significa que cumprimos todas as obrigações fiscais”, explica.

VB ED279 Maio 24 1 envelhecendo como vinho
Arthur, Augusto e Orlando Rodrigues: segunda geração traz “ar novo” para a Premium

           Tudo isso faz parte do legado que Orlando pretende deixar aos filhos Augusto e Arthur, que compartilham a sociedade com o pai desde 2019, quando Rodrigo Fonseca vendeu sua parte para se dedicar ao restaurante Taste Vin. “Tenho quase 68 anos e já estou delegando algumas responsabilidades, principalmente ao Augusto, que tem mais tempo de empresa. Ele já viajou para várias feiras ao redor do mundo e garimpou produtores interessantes que foram incorporados ao nosso portfólio. Os dois também estão sempre trazendo um ar novo, principalmente nas áreas da informática e comunicação via mídias sociais”, elogia.

 

          Como parte das comemorações dos 25 anos, a Premium realizou um concerto na sede da empresa e duas feiras, uma em Belo Horizonte e outra em São Paulo, com a presença de 14 produtores de diversos países. “Ficamos muito satisfeitos, acreditamos que essas ações vão resultar em visibilidade e aumento das vendas. Também esperamos crescer em torno de 15% neste ano. Não queremos ser muito grandes, o que nos interessa é sermos referência em um nicho composto por restaurantes finos e lojas especializadas”, arremata.

 

Compartilhe