Notícias

Novos ares

ed293 julho 25bv2 capa novos ares

Sidney Magal incendiou a noite de encerramento com show vibrante e nostálgico 

 

Momentos de lazer do Conexão Empresarial 2025 combinaram relacionamentos, música, cultura e relax em sua primeira edição no Vila Galé Collection Ouro Preto

 

Em sua primeira edição no Vila Galé Collection Ouro Preto, o Conexão Empresarial Anual 2025 promoveu encontros alto nível e momentos de celebração, gastronomia e cultura. A programação, marcada pelo equilíbrio entre conteúdos e convivência, ocupou diversos espaços do recém-inaugurado hotel. As noites festivas se tornaram palco para conexões afetivas, em um ambiente que favoreceu o networking e o diálogo descontraído entre pessoas de diferentes segmentos da econo mia de Minas Gerais.

A grande atração musical deste ano foi o cantor Sidney Magal, que incendiou a noite de encerramento, no sábado, 12 de julho, com um show vibrante e nostálgico. No repertório, sucessos como Me chama que eu vou, Meu sangue ferve por você e Sandra Rosa Madalena, além de releituras de clássicos da Jovem Guarda, de Cazuza e da banda Ultraje a Rigor, com espaço ainda para homenagens ao axé baiano de Luiz Caldas.

Ao fim da apresentação, o “Amante Latino” distribuiu rosas à plateia e fez um apelo bem-humorado: “Já estive no Conexão Tiradentes, em 2010. Por favor, não demorem mais tanto tempo para me chamarem de novo!” Na noite de sexta-feira, 11 de julho, a cantora Aline Calixto embalou os presentes com um show repleto de referências a grandes nomes da música brasileira – Clara Nunes, Gal Costa, Elza Soares, Beth Carvalho, Maria Bethânia e Dona Ivone Lara estiveram entre as homenageadas.

ed293 julho 25bv2 1 novos ares

 

“Nossa ideia é reverenciar e exaltar o empoderamento feminino”, disse a artista, que foi a primeira mulher a comandar sozinha um bloco de Carnaval em Belo Horizonte. Na mesma noite, a cantora Renata Araujo também emocionou o público com um espetáculo concebido especialmente para a ocasião, com clássicos de MPB e bossa nova. Com sua banda, ela interpretou canções de Maria Bethânia, Milton Nascimento, Gonzaguinha e Elis Regina. “Não é apenas um show, tem todo um conceito de arte e movimento que crio especialmente para cada apresentação”, explicou. Após os shows, em ambas as noites, o late happy hour no bar Soul e Blues se estendeu pela madrugada, com convidados improvisando canções ao piano de cauda.

Outra performance musical emocionante foi a da Academia Jovem Orquestra Ouro Preto, que reúne 33 músicos entre 18 e 28 anos. A apresentação, na manhã de sábado, no Anfiteatro Tira dentes, transitou por peças de música erudita e arranjos orquestrais do cancioneiro brasileiro, como Maria, Maria, de Milton Nascimento; Anunciação, de Alceu Valença; e Apenas mais uma de amor, de Lulu Santos. Ainda no universo da cultura, o anfitrião Paulo César de Oliveira promoveu uma noite de autógrafos de seu mais recente livro, Crônicas políticas de um mineiro, que reúne textos publicados no jornal O Tempo entre 2017 e 2025.

A publicação de 320 páginas também traz depoimentos de personalidades e um acervo fotográfico que resgata momentos emblemáticos da cena política nacional. A sessão, acompanhada de queijos e vinhos, aconteceu diante do florido claustro do Vila Galé, em um ambiente repleto de boas conversas. Depois de um receptivo, ainda em Belo Horizonte, no Espaço Meet (Porcão), as refeições ao longo do evento foram preparadas pela cozinha do próprio Vila Galé, servidas nas áreas externa e interna no Espaço Pelé, decorado com painéis de igrejas barrocas. Na noite de abertura, quinta-feira, 10 de julho, o tradicional coquetel de boas-vindas recebeu os convidados com petiscos juninos.

ed293 julho 25bv2 3 novos ares

O “arraiá” foi animado com o acordeão e a zabumba do Trio Bem-te-Quero, de Belo Horizonte, em ritmo de autêntico forró pé de serra. A ambientação incluiu fogueira, bandeirinhas e um cardápio farto: cachorro-quente, caldo de mandioca com carne seca, caldo de feijão, canjiquinha, espetinho de carne, frango e queijo coalho, feijão tropeiro, mexido, pastel de angu de Itabirito, coxinha, risole, milho verde, pé de moleque, cocada branca, cocada queimada, canjica e cajuzinho. Ao som de voz e violão, almoço de sexta-feira, 11, teve pratos de cozinha mediterrânea, saladas e lasanha de camarão, além de variadas sobre mesas. À noite, com oferecimento da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o jantar teve temática regional mineira.

O almoço de sábado, por sua vez, patrocinado pela Katz Construções, ofereceu a tradicionalíssima feijoada customizada do Conexão Empresarial: as “partes” da iguaria (feijão-preto, lombo, rabo, costelinha, orelha, língua bovina, charque, linguiça e paio) são preparadas e ser vidas separadamente, a gosto de cada convidado. O prato rendeu elogios, sobretudo, pela ala das sobremesas, que trouxe clássicos como pudim de leite, quindim de iaiá, cocada de maracujá, manjar, goiabada com queijo coalho, brigadeiro e doces cristalizados.

O encontro foi animado pela DJ Louise. Por fim, o jantar de encerramento apresentou a “Noite Italiana”, com massas, risotos e carnes nobres. Todas as refeições foram harmonizadas com vinhos da Casa Rio Verde, como o português Alfama, o espanhol Rey de Copas e o italiano Terre Forti Bianco. Os intervalos das plenárias também possibilitaram experiências gastronômicas. Durante os coffee breaks, os participantes puderam degustar delícias oferecidas pela Forno de Minas e pela Mi nuto Minas, especializada em queijos especiais.

O Guima Café, por sua vez, trouxe versões coadas das linhas Lobo-Guará, Siriema e Tatu, cultiva das em Varjão de Minas, com notas sensoriais que remetem a chocolate, frutas e especiarias. Já a 3 Corações apresentou sua linha Gourmet, com grãos arábica do Cerrado Mineiro, Sul de Minas e da Mogiana Paulista, além de capuccinos especiais, sachês de chocolate quente e drip coffees da região do Alto Caparaó.

ed293 julho 25bv2 4 novos ares

Durante todo o evento, os participantes pu deram ainda visitar os estandes da loja Dama de Araxá, que levou ao Conexão peças bordadas à mão, como toalhas de mesa, jogos americanos, guardanapos e itens de banho. A decoração geral do evento foi assinada por Rennan Reis Arquite tura, que combinou singeleza e sofisticação em uma ambientação com móveis minimalistas, arranjos de capim-dos-pampas, palmeiras secas, vime torto e uma pista de LED na plateia em frente ao palco. Para relaxar entre as atividades, os convida dos tiveram acesso às instalações do Satsanga Spa, com massagens como a Ritual do Ouro, ducha Vichy escocesa, academia e uma piscina aquecida e coberta.

Também puderam explorar as demais áreas do hotel, como o haras, as piscinas externas, o Museu do Regimento de Cavalaria, a capela e a Biblioteca Carlos Drummond de Andrade. Com três unidades na região do hotel Vila Galé Collection – uma em Cachoeira do Campo e duas em Ouro Preto – a Drogaria Araujo ofereceu entregas diretas aos apartamentos dos hóspedes, sem cobrança de taxa. Os pedidos podiam ser feitos por site, aplicativo, QR Code ou telefone.

O Conexão Empresarial 2025 – Ouro Preto teve como patrocinadores máster: Codemge/Go verno de Minas, Grupo BMG, Grupo Fredizak, Neooh, OOH Brasil e Urbana Mídia. O grupo de patrocinadores também reuniu: Editora Abril, Anglo American Brasil, Drogaria Araujo, Banco Mercantil, Cedro Construtora, Cemig/Governo de Minas, CNT, Gerdau, Itaminas, Prefeitura de Nova Lima, Oncoclínicas, Sindiextra, Stellan tis e Usiminas. O evento teve apoio dos seguintes parceiros: Andrade Gutierrez, AngloGold Ashanti Brasil, Blub Water, Café Três Corações, Fecomércio MG, Forno de Minas, Hospital Felício Rocho, Katz Construções, Laticínios São Vicente, MCA Gribel, Churrascaria Porcão, SetraBH, Siamig Bioenergia, Sindpas e Sintram. A realização foi da revista Viver Brasil, do Blog do PCO e do jornal O Tempo. Corretora Oficial: Solutions Seguros.

Compartilhe